Durante solenidade no Palácio da Cidade, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou, nesta terça-feira (17), a ordem de serviço que garante a retomada da construção de uma nova ponte sobre o rio Poti, que vai ligar as zonas Leste e Norte da capital. A obra terá investimento de mais de R$ 40 milhões.
A ordem de serviço também foi assinada pelo superintendente Welton Bandeira, gestor da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Norte (SAAD Norte). A obra estava paralisada desde março do ano passado, e passou por um processo de relicitação. Ao todo, a obra receberá o investimento de R$ 41.430.921,51 (quarenta e um milhões, quatrocentos e trinta mil, novecentos e vinte e um reais e cinquenta e um centavos), oriundos de financiamento da Caixa Econômica Federal. O projeto será executado pela empresa Consórcio Construtor Teresina.
O prefeito Dr. Pessoa enfatizou a importância da construção de mais uma ponte ligando duas grandes regiões da cidade de Teresina.
“Todo gestor tem que olhar para que o povo que e uma das coisas que mais o povo daquela região quer é essa integração entre os bairros. Nós demos a ordem de serviço hoje para a integração da zona Leste com a zona Norte de Teresina e é uma alegria total, agora está marcado o início, o meio e o fim, será concluída em quatorze meses. São 41 milhões de reais investidos e a obra será realizada no prazo determinado. É uma obra importante para a mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Dr. Pessoa.
Welton Bandeira, superintendente da SAAD Norte, enfatizou que a obra será entregue em abril de 2024. “Essa é uma obra de mobilidade urbana de suma importância para a nossa capital. Como todos sabem, Teresina é banhada por dois rios, sendo que o rio Poti atravessa a cidade ao meio praticamente de ponta a ponta. Então, há necessidade de novas pontes sobre o rio e o prefeito Dr. Pessoa, em sua sabedoria, autorizou novamente a retomada da obra. A gente levou onze meses para concluir o processo licitatório e hoje a gente assina a ordem de serviço juntamente ao prefeito. A obra tem um cronograma físico de quatorze meses, ou seja, aproximadamente em abril do ano que vem a gente estará inaugurando essa obra”, declarou.
O gerente de Governo da Caixa Econômica Federal, Marcelo Diniz, explicou como se deu a parceria com a Prefeitura de Teresina para execução da obra. “Esta faz parte de uma série de obras que temos com a Prefeitura, em especial de financiamentos com recursos do FGTS. A construção desta ponte vai melhorar a mobilidade da região, ligando a região Norte a região Leste, e vai desafogar o trânsito nas outras pontes já existentes”, detalhou.
O secretário Municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, destacou que, na verdade, a ponte praticamente será construída do zero, o que representa um grande feito da Prefeitura de Teresina. “É mais uma grande obra que o Dr. Pessoa teve a coragem de retomar. Digo que vai retomar, mas praticamente nós não tínhamos nada da obra, esta obra vai ser feita por inteiro, é um investimento de 42 milhões de reais e o prefeito de Teresina vai fazer, vai entregar para a cidade, que é uma obra de maior importância para aquela região imensa, e acho que hoje é um dia de alegria para a prefeitura”, pontuou.
A ponte vai ligar o bairro Água Mineral, na zona Norte, à Universidade Federal do Piauí, no bairro Ininga, na zona Leste. O projeto prevê a implantação da ponte entre a rua Tenente Luís Simplício e o ramal projetado da rua interna da UFPI, bem como a implantação/readequação de seus respectivos acessos.