O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, entregou 45 tratores e mais implementos agrícolas como grades aradoras e carretas agrícolas, neste sábado (24/8), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. Com esta ação, foram contempladas associações de agricultores familiares que passam a contar com instrumentos mecanizados para impulsionar esse importante setor que tanto contribui para o abastecimento alimentar do estado piauiense.
Foram contemplados os seguintes municípios: Alagoinha, Alto Longá, Altos, Anísio de Abreu, Baixa Grande do Ribeiro, Belém do Piauí, Bertolínia, Betânia, Boa Hora, Cabeceiras, Caridade, Cocal, Coivaras, Colônia do Gurgueia, Corrente, Cristalândia, Dirceu Arcoverde, Elesbão Veloso, Francisco Ayres, Fronteiras, Gilbués, Luzilândia, Madeiro, Manoel Emídio, Marcos Parente, Matias Olímpio, Miguel Alves, Nazaré do Piauí, Paes Landim, Parnaguá, Picos, Pio IX, Regeneração, São Miguel do Fidalgo, Sigefredo Pacheco, Simões, Teresina, Uruçuí, Várzea Grande e Vila Nova do Piauí.
De acordo com o ministro Wellington Dias, os equipamentos foram obtidos por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba) com o apoio da bancada federal do Piauí e entregues por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) às entidades para fortalecer e desenvolver a agricultura familiar no Piauí. Para tanto, foram investimentos recursos na ordem de R$ 6.776.274,04 (seis milhões, setecentos e setenta e seis mil, duzentos e setenta e quatro reais e quatro centavos).
Para o ministro Wellington Dias, na política de combate à fome e à pobreza é essencial o apoio à produção de alimentos pelos produtores rurais, especialmente, os agricultores familiares.
“Assim vamos trabalhar cada vez mais com tecnologias para melhor produção na agricultora familiar. Os tratores equipados significam, para os pequenos agricultores, mais produção de alimentos e mais renda e com a mesma terra. Isso ajuda no combate à fome e redução da pobreza”, destacou Dias.
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, ressaltou a importância desta importante política pública de inclusão de agricultores familiares, bem como reduzir a fome. “Isso é um retrato de algo que vai fortalecer ainda mais a agricultura familiar no nosso estado para chegar mais comida de qualidade para as pessoas”.
Da mesma forma, Rejane Tavares, secretária da Agricultura Familiar do Piauí (SAF), destacou a importância das ações integradas com vistas ao fortalecimento da agricultura familiar no Piauí.
*Mais produção*
Nilson Marques da Costa, presidente da Comunidade Escondido, zona rural do município de Nazaré do Piauí, destaca a importância de se investir na agricultura familiar. “Hoje é um dia histórico. Depois de 50 anos, a nossa comunidade foi contemplada com um trator. Esse equipamento é mais um suporte para alavancar o desenvolvimento da nossa comunidade, do nosso município”.
Maristela de Oliveira Lima, integrante da associação dos moradores de Caiçara, em Matias Olímpio, também reforça a importância do trator para a comunidade e região. “Esse equipamento vai ajudar na mão de obra dos agricultores na nossa região, da nossa associação, melhorando a produção e também a renda. Estamos muito felizes!”, comemora.
O Superintendente da Codevasf no Piauí, Marcelo Vaz da Costa e Castro, destacou a importância dessa política pública no desenvolvimento da agricultura família. “Promove renda, desenvolvimento, aumenta e melhora a produção e a produtividade desses agricultores familiares, trazendo maior conforto na execução das tarefas. E consequentemente melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”.
Sensação
Vento
Umidade