Porto Piauí 1
Porto Piauí - Caminhão
Apicultura

PIRACURUCA: Apicultores do Acre realizam intercâmbio sobre cadeia produtiva do mel no Piauí

O objetivo do evento é trocar informações entre apicultores dos dois estados, sobre a meliponicultura e produção de mel com abelhas nativas.

01/07/2024 17h49Atualizado há 2 semanas
Por: Redacao
Fonte: CCOM Piauí
 
Por: Ascom Sada
 

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) em parceria com Secretaria de Estado da Agricultura do Acre e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), realizam de 01 a 06 de julho o Intercâmbio Técnico sobre a Cadeia Produtiva do Mel Acre/Piauí 2024. O objetivo do evento é trocar informações entre apicultores dos dois estados, sobre a meliponicultura e produção de mel com abelhas nativas. 

Nesta segunda-feira (01), a comitiva acreana foi recepcionada pela equipe Sada, representantes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), da Embrapa Meio-Norte, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), em solenidade que aconteceu no auditório da Saf, no bairro Pirajá, zona norte de Teresina. Em seguida, foi realizada uma visita à unidade de apicultura da Embrapa.

O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressalta a importância do momento e destaca a troca de experiências e como uma forma de fortalecer a cadeia produtiva do mel como um todo. “Esses encontros servem para ampliar a troca de conhecimento, tornando essa cadeia ainda mais profissional, gerando mais oportunidades e, dessa consequentemente, abrindo novos horizontes para os apicultores, que podem expandir suas produções. Temos muitas experiências de sucesso aqui no Piauí e, nossos visitantes sairão daqui com uma barganha muito boa”, disse o secretário. 

a450421e-8bea-455f-a01b-73f518d91466.jfif

Ao longo dos cinco dias de programação, serão discutidas temáticas como a ampliação da produção, experiências exitosas, aprofundamento do conhecimento sobre a apicultura e conscientização da cadeia produtiva orgânica, aprofundando os conhecimentos dos técnicos de ambos os estados. Os visitantes acreanos serão acompanhados por técnicos da Sada, em visitas às experiências produtivas nas cidades de Picos, Simplício Mendes, Bela Vista, Oeiras e Piracuruca. 

“Eles pediram para priorizarmos a questão da meliponicultura, que é a produção de mel com abelhas sem ferrão, abelhas nativas, tendo em vista que eles têm experiência com uma vegetação muito mais densa que a nossa. Esse é um grupo de pessoas com pouca experiência, que não conhece, por exemplo, uma casa de mel, algo que é muito comum aqui pra nós. Então, montamos uma agenda baseada nesse cenário que nos foi repassado por eles. Vale ressaltar que esse é um projeto promovido pelo estado do Acre, mas que nós conseguimos promover uma frente muito produtiva, com apoio e envolvimento direto do secretário Fábio Abreu”, explica Geyson Moura, diretor de Pesquisa Agrícola, Experimentação Agropecuária e Gestão Ambiental da Sada. 

de830cd8-4659-4ba2-afd2-747755fe6b04.jfif

O professor Marcos Jacó, que atua na transferência de tecnologia da Embrapa-Meio Norte, também falou a respeito do intercâmbio. 

“Eles vêm com uma bagagem de conhecimento da região deles, e vão ter a oportunidade de trocar esses conhecimentos com a experiência que o estado tem. Que o Piauí hoje, está na vanguarda tecnológica em relação a apicultura e também a meliponicultora comercial. Então essa oportunidade de poder trazer pessoas de outros estados, outras regiões, que estão precisando conhecer essa metodologia que o Piauí utiliza e que possa ajustar à realidade deles, é fundamental, muito importante isso, principalmente se tratando de dois estados que se tem divergência climática, mas, no entanto, há uma convergência em relação ao interesse pela apicultura e pela meliponicultora”, finalizou. 

De acordo com Josicley de Souza Azevedo, representante da secretaria de Agricultura do Acre, a iniciativa faz parte de uma série de ações que serão desenvolvidas no estado para que a produção do setor passe por um aprimoramento. “Esse intercâmbio faz parte de um programa que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Agricultura do Acre que tem como principal objetivo fomentar a cadeia produtiva do mel no estado, garantindo maior capacitação dos produtores”, disse. 

5981411c-1ba1-46af-ab4c-852278319687.jfif

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

02 de Julho – PICOS

08h às 12h

- Conhecer a Experiência da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro – CASA APIS

- Organização Social, Produção de Mel e Comercialização.

14h às 17h

- Conhecer experiência da Mel Wenzel;

- Produção, Diversificação de Produtos e Comercialização.

03 de julho - SIMPLÍCIO MENDES

08h às 12h

- Conhecer as experiências da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes-PI (COMAPI); 

- Organização Social, Produção de mel e Comercialização.

03 de julho - BELA VISTA

14h30 às 17h 

- Experiência da Associação de Meliponicultoras e Meliponicultores de Bela Vista do Piauí – AMBV-PI

04 de julho – OEIRAS

08h às 11h30

- Conhecer Experiências do Grupo SAMA

- Produção, Qualidade, Melhoramento Genético e Comercialização.

05 de julho – PIRACURUCA

08h às 12h

- Participação no XVI Seminário Piauiense de Apicultura e II Seminário Piauiense de Meliponicultora.

14h às 18h

- Participação no XVI Seminário Piauiense de Apicultura e II Seminário Piauiense de Meliponicultora.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Piracuruca, PI
Atualizado às 12h04
33°
Tempo nublado Máxima: 35° - Mínima: 22°
33°

Sensação

4.96 km/h

Vento

37%

Umidade

Piracuruca News novo logo
Municípios
Piracuruca News novo logo
Últimas notícias
Anuncie Aqui
Piracuruca News novo logo
Mais lidas
Cerâmica