A dinâmica de migração do interior para a capital em busca de melhores oportunidades fez com que, nas décadas de 1970 e 1980, Teresina registrasse um grande crescimento de sua população. Na época, a extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI) construiu diversos conjuntos habitacionais para abrigar famílias. Hoje, quase 60 anos após a inauguração do primeiro residencial construído pelo Governo do Estado, bairros como Parque Piauí, Mocambinho, Saci e Itararé se tornaram grandes cenários de desenvolvimento e integração da cidade.
Em comemoração ao aniversário de 172 anos de Teresina, a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI) destaca a significativa contribuição do Governo do Estado na consolidação de bairros fundamentais para o desenvolvimento urbano e econômico da capital. O relato de quem viu, de perto, a transformação desses espaços traz a dimensão da importância das políticas de habitação para garantir cidadania e qualidade de vida às pessoas.
O Parque Piauí foi o primeiro residencial construído pela extinta Cohab. Situado na zona sul da capital, tornou-se um símbolo de acolhimento e crescimento, evoluindo de uma área residencial inicial para uma comunidade vibrante com infraestrutura robusta, comércio ativo e uma forte sensação de comunidade entre seus mais de 12 mil moradores.
Cícero Pereira dos Santos, aposentado, 77 anos, acompanhou de perto essa transformação. Foi um dos primeiros moradores e se engajou em mutirões para melhorias na igreja católica, mercado e praças. Casado, pai de cinco filhos, considera o Parque Piauí como uma extensão do seu lar. “O Parque Piauí é mais que um bairro, é um berço, um lar para mim. Sou muito feliz em ser parte da história desse lugar e ter parte da minha vida aqui”, diz o aposentado.
Localizado na zona norte de Teresina, o bairro Mocambinho é um dos mais populosos dessa região. Construído na área de uma antiga fazenda de mesmo nome, as mais de 5 mil unidades habitacionais foram entregues em três etapas nos anos de 1982, 1983 e 1985.
Os imóveis padronizados, com paredes brancas e alinhados em quadras, ao longo dos anos ganharam contornos, cores e outras características a partir das necessidades e preferências de seus moradores.
“Lembro que chegamos ao Mocambinho em julho de 1983, e um fato interessante e engraçado é que a gente às vezes se perdia, porque as casas eram todas na mesma cor e não tinha número, nem muros. Na época, não havia muita estrutura, mas a partir da organização de vários movimentos, mutirões, fomos conquistando vários serviços e equipamentos urbanos para o Mocambinho”, lembra a servidora pública Francisca Mascarenha, 74 anos, moradora do bairro.
Além das melhorias habitacionais feitas ao longo das últimas décadas, o Mocambinho é conhecido pelo seu Parque Ambiental, situado no entorno de uma lagoa que leva o mesmo nome do bairro e preserva uma importante área verde na cidade.
Crescimento e desenvolvimento
Os bairros Saci e Itararé, também construídos pelo Governo do Estado, foram parte de um esforço contínuo de promover habitação acessível e de qualidade para a população em crescimento. Ambos foram planejados para atender à demanda habitacional e estimular o desenvolvimento econômico local.
O Saci, localizado na zona sul, conhecido por sua infraestrutura organizada e áreas verdes, atraiu muitas famílias ao longo dos anos e se tornou uma região próspera e bem estruturada. Uma dessas famílias foi a do comerciante José Guido de Oliveira, 80 anos, proprietário de uma pastelaria tradicional na principal avenida do bairro. “Chegamos ao Saci em novembro de 1978 e vivi toda a transformação desse bairro. Hoje não troco o Saci por nenhum outro bairro de Teresina”, resume o senhor Guido.
O Itararé, que se destaca por seu comércio dinâmico e por ser um importante pólo residencial e econômico da capital, é denominado por muitos como uma “cidade dentro da cidade”, exatamente pela gama de serviços e instituições que concentra. Os mais de 7 mil imóveis entregues, entre os anos de 1978 e 1980 às famílias, fizeram do hoje chamado bairro Dirceu Arcoverde I e II, o maior e mais populoso da capital.7
“A história de Teresina é marcada pela atuação do Governo do Estado na promoção de políticas habitacionais que transformaram a capital em um lugar de oportunidades e qualidade de vida. Bairros como Mocambinho, Parque Piauí, Saci e Itararé são testemunhos vivos desse compromisso com o desenvolvimento urbano e econômico, refletindo o progresso contínuo e a melhoria das condições de vida de seus moradores”, destaca Carlos Edilson, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí.
CONFIRA MAIS FOTO A SEGUIR
Mais fotos do bairro Parque Piauí
Mais fotos do bairro Saci
Mais fotos do bairro Dirceu
Mais fotos do bairro Mocambinho
Sensação
Vento
Umidade