Em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (13), às 10h, na futura sede do Porto Piauí, na cidade de Luís Correia, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Companhia Porto Piauí e o Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí. O objetivo é fortalecer a segurança e a prevenção de incêndios nas instalações do Terminal Pesqueiro e do Terminal de Uso Privado (TUP), bem como garantir a assistência rápida e eficiente em casos de emergência no litoral de Luís Correia e Cajueiro da Praia.
“É obrigatório um porto ter sua brigada de incêndio instalada, mas entendemos que esta poderia ser estendida para a comunidade. Então, nós iniciamos um diálogo com o corpo de bombeiros e entendemos que a melhor opção seria a companhia apoiar a instalação do grupamento na área portuária, contudo, que esse agrupamento também sirva a toda a comunidade”, esclarece Maria Cristina de Araújo, diretora-presidente da Companhia Porto Piauí.
A parceria prevê a implantação de um grupamento marítimo do Corpo de Bombeiros em Luís Correia, que será responsável por coordenar e qualificar as equipes de brigada de incêndio nos terminais, além de atuar diretamente na prevenção e no combate a incêndios. A presença do grupamento marítimo também visa a emissão de licenças e a oferta de serviços essenciais para toda a região litorânea do Piauí.
Outro ponto destacado no acordo é a formação de um contingente de salva-vidas, que terá como base operacional a cidade de Luís Correia e atuará ao longo de toda a costa piauiense, garantindo a segurança dos banhistas e a pronta resposta em situações de emergência aquática.
“Devido ao crescimento da cidade de Luís Correia, há uma necessidade urgente de se instalar uma unidade do Corpo de Bombeiros. Essa parceria com a Porto Piauí aconteceu em um momento bem oportuno e hoje assinamos o acordo de cooperação técnico e muito em breve estaremos com a unidade para atender a toda a orla aqui do nosso litoral, bem como as instalações do porto de Luís Correia e a comunidade, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, Coronel José de Arimatéia Rêgo de Araújo.
A solenidade contou com a presença de representantes da Prefeitura de Luís Correia, de associações e sindicatos de pescadores, moradores e donos de barracas de Luís Correia, do Sesc, além dos representantes das diretorias da Companhia Porto Piauí e, também, integrantes da corporação do Corpo de Bombeiros, que puderam presenciar esse momento tão importante para a segurança e o desenvolvimento da região.
“Temos todo o apoio do Governo do Estado para a instalação, provendo os equipamentos necessários ao combate a incêndio, às demandas de salvamar e outras ocorrências, que fazem parte das competências do corpo de bombeiros”, esclarece a presidente da Companhia Porto Piauí. A iniciativa é vista como um passo importante para a consolidação de um litoral piauiense mais seguro e preparado para os desafios do crescimento econômico e do desenvolvimento.
3 / 7
Sensação
Vento
Umidade