O governador Rafael Fonteles lançou, nesta terça-feira (17), o Projeto Turismo Escolar Intermunicipal, que irá proporcionar novas experiências de aprendizagem aos estudantes por meio de visitas a pontos turísticos locais, reforçando a proposta de integração educacional e cultural. O lançamento foi durante a inauguração da reforma, modernização e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Duque de Caxias, localizado no bairro Cristo Rei, em Teresina.
"É um programa que integra educação e turismo, fortalecendo conhecimentos obtidos em sala de aula, fomentando o turismo e possibilitando que os piauienses conheçam mais sobre o Piauí", disse o governador Rafael Fonteles.
Durante o lançamento, o ônibus que conduzirá os alunos aos destinos turísticos do Piauí foi apresentado e os estudantes receberam kits de passeio. Num primeiro momento, os jovens do Ceti Duque de Caxias irão ao Parque Nacional de Sete Cidades.
Segundo o secretário do Turismo, José Neto, o projeto se trata de uma orientação do governador Rafael Fonteles, que observou a necessidade dos estudantes conhecerem mais o Piauí e reforçar a identidade como piauiense, além de fomentar o conhecimento integrando cultura, educação, história e turismo. “É um projeto realizado em parceria com a Seduc, que busca tornar os nossos atrativos ainda mais conhecidos pelos nossos jovens. Até o final da gestão, queremos que pelo menos 10% dos estudantes da rede estadual visitem nossos pontos turísticos”, disse o secretário José Neto.
O secretário explicou, ainda, que o projeto consiste em dois momentos. Na primeira etapa, os alunos visitarão suas próprias cidades e seus atrativos. Na segunda, os jovens sairão da sua cidade rumo a outro polo turístico. “Teresina foi uma das primeiras cidades beneficiadas, onde mais de 200 alunos puderam conhecer o Museu do Piauí, o Encontro dos Rios e outros pontos. E já temos turmas que irão viajar ao Parque Nacional de Sete Cidades, Parque Nacional Serra da Capivara, ao nosso litoral, ao Delta do Parnaíba e outros pontos”, explicou José Neto.
Por fim, o secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a relevância do projeto. “Queremos que eles conheçam os belos destinos do nosso estado e fortalecer os seus conhecimentos em história, geografia, cultura, literatura e arte piauiense, de forma que o aprendizado dentro da sala de aula seja potencializado. Outro ponto importante é que esse programa fortalece a autoestima de ser piauiense”, finalizou o secretário.
Sensação
Vento
Umidade