Quinta, 05 de Dezembro de 2024
22°C 36°C
Piracuruca, PI
Publicidade

Governo do Piauí desenvolve tecnologia de reconhecimento facial para solucionar crimes

A Secretaria de Segurança apresentou as ferramentas Lupa App e Face PI para melhorar e modernizar a inteligência policial no estado.

Redacao
Por: Redacao Fonte: CCOM Piauí
07/11/2024 às 08h20
Governo do Piauí desenvolve tecnologia de reconhecimento facial para solucionar crimes
 
Por: Lucrécio Arrais
 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), lançou, nesta quarta-feira (6), duas ferramentas que prometem melhorar e modernizar a inteligência policial no estado. Durante o Workshop "LGPD e Segurança: Conectando Privacidade e Eficiência", realizado no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Arcoverde, foram apresentadas o Lupa App e Face PI. O Lupa permitirá aos policiais militares consultas em tempo real, durante abordagens, enquanto o Face PI, com uma base de dados de 800 mil rostos piauienses, utilizará tecnologia de reconhecimento facial para ajudar na resolução de crimes.

O Lupa App é um aplicativo que vai estar à disposição de 100% dos operadores de segurança pública do Piauí, o que totaliza cerca de 9 mil policiais. A aplicação para smartphones facilita consultas no celular do profissional em tempo real sobre pessoas, veículos, crimes, celulares roubados/furtados, mandados de prisão em aberto, histórico policial e mais, tudo isso utilizando segurança e dados criptografados.

WhatsApp Image 2024-11-06 at 10.53.52 (1).jpeg

Já o Face PI está em fase de estudos, pois existe um limite entre o combate a crimes e o direito à privacidade. Para a tecnologia, o Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública do Piauí (DataSSP) desenvolveu um algoritmo próprio e eficiente de reconhecimento facial, além de realizar um treinamento com rostos piauienses para melhorar a performance da plataforma.

Tecnologia de ponta para elucidar crimes

O governador Rafael Fonteles destaca que tecnologias como esta facilitam uma segurança pública mais eficiente. “Estamos focando em soluções a partir da inteligência e integração de dados. O que estamos aplicando aqui, está sendo exemplo para todo o Brasil. Estamos avançando com essas ferramentas. Temos orgulho da nossa polícia, que proporciona os menores indicadores de violência e o menor índice de letalidade policial. Queremos uma cultura de paz promovida à inteligência e melhoria da cultura do povo. A tecnologia deve seguir esse princípio, respeitando a democracia e os direitos humanos", avalia o gestor.

WhatsApp Image 2024-11-06 at 10.53.55 (1).jpeg

Para Chico Lucas, secretário de Segurança Pública do Piauí, é preciso discutir com a sociedade piauiense o uso dos aplicativos, sobretudo o Face PI. “Até onde a gente pode usar a tecnologia para perseguir os criminosos, para elucidar os crimes sem ferir a intimidade e a privacidade das pessoas? Esse debate é importante, ainda mais porque vivemos num estado de direito, e por isso que a gente vem de diferentes setores para falar sobre o assunto, mas sem esquecer esse mundo de inteligência artificial e outras tantas tecnologias tão importantes", considera o gestor.

WhatsApp Image 2024-11-06 at 10.53.41.jpeg

Lupa é responsável por 20% da recuperação de celulares

Antes de ser desenvolvido como um aplicativo, o Lupa funcionava como um bot por aplicativo de mensagem e apresentou resultados positivos desde a implantação. Cerca de 50 celulares roubados ou furtados foram recuperados apenas no primeiro dia de uso da ferramenta.

O bot foi responsável por 20% do total de celulares recuperados no estado. Ao todo, foram realizadas 264 mil consultas com 52.306 resultados positivos. A média é de 720 consultas por dia. Esses números devem crescer, agora que a ferramenta poderá ser acessada por meio de um aplicativo. “Cada policial vai poder baixar o aplicativo e fazer as consultas que geralmente ele precisaria de um computador para fazer. Então, fez uma abordagem na rua, quer verificar se aquele documento é verdadeiro, se aquele celular é roubado, toda essa informação vai estar na mão do policial", revela o diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança, o delegado Anchieta Nery.

Sobre o Face PI, a aplicação vai passar por fase de discussão pública. “A gente vai submeter a testes pelos profissionais da TI, do direito, saber se não há ali o que se chama de discriminação algoritma, saber se o grau de assertividade dele é bom e aí vamos regular o uso dele pela SSP e num momento final passar de fato a utilizá-lo", finaliza Nery

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
PRF Há 1 dia

PRF prende, em ocorrências distintas, homens por adulteração, uso de documentos falsos e receptação.

As ocorrências foram registradas nas cidades de Picos (PI) e Altos (PI).

PRF Há 3 dias

PRF apreende 45,65m³ de madeira ilegal em Piripiri (PI)

Além do crime ambiental, o caminhão que transportava a madeira trafegava com licenciamento anual vencido.

PRF Há 3 dias

No último domingo, PRF prende 4 pessoas por embriaguez ao volante no Piauí

Oprimeiro caso ocorreu por volta de 7h45 do domingo (01), durante fiscalização na BR-316, em Monsenhor Gil (PI), em que um homem de 47 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por conduzir o automóvel FORD/ECOSPORT FSL com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. O exame de alcoolemia constatou o teor de 0.83 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Em vista disso, foram tomadas as medidas legais cabíveis. No período da tarde do domingo (01), na BR-316 em Picos (PI), às 17h, a PRF conduziu mais um homem, de 57 anos, por dirigir um veículo após ter feito a ingestão de bebida alcoólica. O motorista estava em um /TOYOTA HILUX CD e envolveu-se em um sinistro de trânsito. Ao chegar no local do acidente, o condutor tentou evadir-se, mas

Policia Há 3 dias

Fiscalizações de trânsito registram 2 mil prisões no Piauí

As operações de trânsito têm sido um instrumento eficaz para combater uma série de crimes e garantir a segurança da população.

PRF Há 3 dias

*PRF realiza apreensão de 14kg de cocaína no interior de ônibus na cidade de Piripiri

_A droga, dividida em 14 tabletes, estava escondida em uma mala no compartimento de bagagem do veículo..

Lenium - Criar site de notícias