A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Regina Sousa, enfatizou a relevância do novo restaurante popular. “Estamos alinhados com a estratégia do Governo Federal para tirar o Brasil do Mapa da Fome. No âmbito estadual, nossa responsabilidade é implementar os restaurantes populares. Esta política visa garantir à população o acesso a uma alimentação saudável e equilibrada, ao mesmo tempo em que combate a insegurança alimentar”, afirmou Regina Sousa.
A moradora Luísa Soares aprovou a chegada do restaurante popular ao município. “É a garantia de alimento saudável principalmente aos mais vulneráveis”, frisou a moradora.
O novo restaurante faz parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e representa mais um investimento do Governo do Estado para ampliar o acesso a refeições de qualidade a preços simbólicos.
O Restaurante Popular de Parnaíba está localizado na Av. Pinheiro Machado, 1247, no Bairro Rodoviária. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, exceto feriados, com os seguintes horários: 7h às 9h (café da manhã), 11h às 14h (almoço) e 17h às 19h (jantar).
Restaurantes já em operação
Atualmente, o Governo do Estado, por meio da Sasc, tem, ainda, outras duas unidades de restaurantes populares em funcionamento: o Restaurante Popular "O Betinho", no centro de Teresina, além do Restaurante Popular do Dirceu, também na capital, inaugurado no início de dezembro deste ano. Em 2025, serão inauguradas mais duas unidades em Teresina.
Reforma do Complexo de Defesa da Cidadania (CDC)
Durante a inauguração do Restaurante Popular, o governador Rafael Fonteles assinou Ordem de Serviço para a reforma do Complexo de Defesa da Cidadania (CDC) de Parnaíba, uma unidade socioeducativa administrada pela Sasc. Atualmente, o Piauí conta com três unidades do CDC, em Parnaíba, Picos e Teresina, que atendem jovens envolvidos com a prática de atos infracionais.
O CDC de Parnaíba passará por intervenções que incluem reformas e construção de estacionamento, alojamentos, salas, espaços para visitas, refeitório, revisão nas instalações elétricas, nova pintura, reativação da quadra poliesportiva e muito mais. O investimento será de R$ 650 mil.
3 / 18