A Defesa Civil do Piauí enviou, ainda no último domingo (29), equipes de Engenharia, Resposta e Assistência Social ao município de Picos para prestar toda a assistência à população atingida pelas fortes chuvas que ocorreram. O volume precipitado no município variou entre 130 mm na área urbana (Pluviômetro RedColab Sedec) e 165 mm na área rural (Pluviômetro Semarh/Fetag) em um intervalo de 2 horas e meia, evento categorizado como severo ou de alto risco.
A Defesa Civil ressalta que nesta segunda-feira (30), mais equipes da Defesa Civil estão se deslocando para o município e, juntamente com o Corpo de Bombeiros, seguem prestando assistência às famílias afetadas, bem como avaliando os danos causados e fornecendo orientações de prevenção e segurança aos moradores.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, reforça que a população pode acompanhar os avisos meteorológicos através do sistema de alertas por SMS. “O serviço de alertas por SMS é um serviço gratuito de envio de mensagens de alertas de riscos e desastres que serve para divulgar boletins de avisos e alertas e fornecer essas informações antecipadas dos riscos de desastres de eventos adversos para que a Defesa Civil Estadual e municipal tome ações em tempo suficiente para evitar ou reduzir seus riscos e se prepararem para uma resposta efetiva”.
Para cadastrar o seu CEP no SMS basta enviar em uma mensagem de texto o CEP da sua região do bairro onde você mora para o número 40199 e enviar. Esse CEP será monitorado e consequentemente, em situações de crise você receberá um SMS com os alertas para a sua região.
A Defesa Civil segue monitorando constantemente as previsões climatológicas e enviará informes e alertas conforme necessidade e atualizações. Fique atento a alagamentos, deslizamentos isolados e quedas de árvores. Siga as outras recomendações da Defesa Civil e proteja-se:
????????No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas.
????????Pare o carro se a chuva estiver muito forte
????????Não tente atravessar enxurradas
????????Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados
????????Não permaneça em áreas abertas
????????Não fique no alto de morros ou no topo de prédios
????????Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos
????????Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas
????????Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios
????????Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica
Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil: 199 e Corpo de Bombeiros: 193.