Em 2024, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), deu início às obras de revitalização e modernização do Metrô de Teresina. Nessa primeira fase está sendo implantada uma nova linha do Metrô em todo o trecho de 13,5 km.
Segundo o secretário de Transportes, Jonas Moura, também serão reformadas as estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé. “As melhorias contemplam ainda, o rebaixamento para a passagem inferior na avenida Higino Cunha, a reforma da oficina de manutenção e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO), fundamental para o monitoramento de cada trem em tempo real. Cerca de 40% das obras já foram executadas”, explica o secretário.

Nesta primeira etapa, serão investidos R$ 193 milhões, aumentando a capacidade diária de 4 mil para 12 mil passageiros. Com as intervenções, os usuários do Metrô de Teresina terão o transporte mais ágil, moderno e pontual, além de tarifas mais atrativas.

Plano Diretor do Transporte Intermunicipal de Passageiros
Em fase de conclusão, o estudo tem como objetivo dotar o estado de um serviço de transporte de passageiros que garanta acessibilidade, segurança, rapidez, conforto, eficiência e tarifa socialmente justa aos seus usuários.
A intenção do Governo do Estado com o plano é diagnosticar os serviços de transportes intermunicipais por ônibus existentes, executar pesquisas de origem e destino (O/D), entrevistas e contagens com passageiros, recomendar melhorias e alternativas, realizar análise e projeção de demanda e preparar um banco de dados com informações relevantes.