Quarta, 19 de Março de 2025
22°C 31°C
Piracuruca, PI
Publicidade

Escolas devem solicitar continuidade do Wi-Fi até 14 de março

Objetivo da medida é garantir a continuidade da internet gratuita fornecida pelo programa Wi-Fi Brasil/Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac)

Redacao
Por: Redacao Fonte: Agência Gov.br
01/03/2025 às 19h43
Escolas devem solicitar continuidade do Wi-Fi até 14 de março

 

As escolas de todo país atendidas pelo programa Wi-Fi Brasil/Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) devem solicitar a continuidade do serviço até o dia 14 de março, por meio de formulário, e responder as perguntas da consulta. O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), está atualizando o atendimento, com o objetivo de garantir a continuidade da internet gratuita fornecida pelo programa. A consulta faz parte de um esforço contínuo para aprimorar as políticas de conectividade e otimizar o uso dos recursos disponíveis para a educação digital.  

O intuito da iniciativa é garantir a conectividade para as unidades de ensino que realmente necessitam desse serviço. Para isso, é essencial que as escolas avaliem a necessidade de manutenção da conexão informem ao MEC se desejam continuar com o atendimento. Aquelas que não responderem podem ter a desativação do serviço de internet fornecido pelo Programa Gesac, conforme previsto na Portaria MCom n° 2.460/2021, que criou o programa. 

Como proceder - Verifique o uso atual da conexão: se sua escola está entre as listadas com uso médio diário inferior a 10 MB nos últimos 60 dias, é necessário justificar o baixo uso ou apresentar um plano para aumentar a utilização. Confira a lista das escolas no portal do MEC. 

As escolas devem responder no formulário as seguintes questões: interesse em continuar utilizando os serviços do Gesacapresentando também as justificativas para a ausência de tráfego registrada ou eventual contestação da medição realizada; ações que serão realizadas para regularizar o tráfego de dados pela escola acima do patamar de utilização mínima; ou interesse em não continuar utilizando os serviços, com justificativa e, se for o caso, informando o meio pelo qual a unidade de ensino é atendida com o serviço de conexão à internet. 

Em caso de dúvidas sobre o programa e os aspectos técnicos e logísticos de visitas no âmbito do Gesac, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 880 7000. Para dúvidas relativas a outras políticas de conectividade: [email protected]. 

Programa – O Wi-fi Brasil/Gesac é uma ação do MCom implementada pela Telebras. A iniciativa oferece serviços de conexão à internet via satélite para estabelecimentos que prestam serviços públicos, como unidades básicas de saúde e escolas. 

Escolas Conectadas  A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um esforço do Governo Federal, em colaboração com os sistemas de ensino, que visa direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país, assim como apoiar a aquisição e a melhoria de dispositivos e equipamentos presentes nas escolas. A estratégia pretende universalizar o acesso à internet de qualidade nas escolas de educação básica no Brasil até 2026, garantindo que todas tenham energia elétrica, conexão de alta velocidade e distribuição de sinal para os ambientes pedagógicos em rede sem fio, a fim de que sejam usados recursos de ensino e aprendizagem on-line.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias