Estudantes do 2º ano do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulistana, que cursam o técnico em Marketing Digital, desenvolveram um projeto para conscientizar a sociedade sobre golpes na internet.
A iniciativa faz parte do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr) e é financiada pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). Orientadas pelo professor Leandro Hipólito, as estudantes Anna Valéria, Bruna Macedo, Railene Santos e Valderlândia Vieira criaram o projeto “Marketing digital a serviço da informação: blindagem contra golpes nas redes de comunicação”.
A ação resultou em uma campanha publicitária voltada à conscientização sobre fraudes digitais. As estudantes desenvolveram vídeos educativos, postagens interativas e cards para as redes sociais da escola, abordando os principais golpes virtuais e orientando os usuários sobre como se proteger.
Utilizando estratégias do marketing digital, a equipe aplicou técnicas de engajamento para ampliar o alcance da campanha e tornar a informação mais acessível, contribuindo para fortalecer a segurança on-line. “O projeto tem sido essencial para o nosso aprendizado, pois nos permite aplicar, na prática, os conhecimentos do curso técnico em Marketing Digital. Além de desenvolvermos habilidades em comunicação e análise de dados, aprendemos a usar as ferramentas digitais de forma estratégica para um propósito social. Com essa iniciativa, não apenas ampliamos nossa formação profissional, mas também contribuímos para alertar a sociedade sobre os riscos dos golpes na internet.”, afirmou a estudante Railane Santos.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do Pibic-Jr, que incentiva os estudantes a participarem de atividades de pesquisa sob a orientação de professores. Ele ressaltou que a gestão do governador Rafael Fonteles investe em programas que ampliam as oportunidades de aprendizado e qualificação para o mundo do trabalho.
“Estamos criando oportunidades para que os estudantes desenvolvam suas habilidades e descubram seus talentos. O Pibic-Jr é um exemplo desse compromisso, pois desperta a vocação científica dos jovens e os insere no universo da pesquisa, fortalecendo o pensamento crítico e a inovação. Além disso, com a expansão dos cursos técnicos integrados ao ensino Médio em Tempo Integral, garantimos que mais estudantes adquiram uma profissão e estejam preparados para os desafios do futuro”, afirmou Bandeira.