Quarta, 16 de Julho de 2025
20°C 38°C
Piracuruca, PI
Publicidade

Em dois anos, Governo do Estado reduz tempo de espera por cirurgias eletivas em mais de 80% no Piauí

Em fevereiro de 2023, a média era de 464 dias de espera, mas, em junho de 2025, esse índice chegou a cerca de 79 dias.

Redacao
Por: Redacao Fonte: CCOM Piauí
26/06/2025 às 13h33
Em dois anos, Governo do Estado reduz tempo de espera por cirurgias eletivas em mais de 80% no Piauí
 

Após uma série de investimentos e ações implementadas pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesapi), o tempo médio de espera por cirurgias eletivas nos hospitais da rede pública estadual tem apresentado uma diminuição significativa nos últimos anos.

Em fevereiro de 2023, a média era de 464 dias de espera, mas, em junho de 2025, esse índice chegou a cerca de 79 dias — uma redução de mais de 82% no período. A comparação entre janeiro de 2024 e junho de 2025 revela que, no intervalo de um ano e meio, a média de espera foi reduzida em cerca de 44%.

“Cirurgias eletivas são procedimentos cirúrgicos planejados e programados, não considerados de emergência ou urgência. Elas são realizadas em situações na quais a condição médica do paciente não exige intervenção imediata, permitindo que a cirurgia seja agendada com antecedência”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

E a meta do Governo do Estado é reduzir ainda mais esse tempo de espera. “Temos trabalhado, não só para garantir que os hospitais da rede estadual realizem cirurgias eletivas em tempo hábil, mas para assegurar que o paciente tenha acesso aos procedimentos próximo de onde mora”, destacou o secretário  da Saúde, Antonio Luiz.

Outro número positivo é que, somente nos primeiros cinco meses de 2025, a Sesapi registrou um aumento de 22% no quantitativo de cirurgias eletivas realizadas, em comparação ao mesmo período de 2024. Este ano foram feitos 15.085 procedimentos, e , no ano passado, 12.335.

“Temos fortalecido toda a rede pública estadual de saúde, ampliando as salas de cirurgias e adquirindo novos instrumentais, além de outras ações implementadas para melhorar o acesso da população aos serviços”, enfatiza Dirceu Campêlo.

Compartilhar:

 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias